CONSTRUÇÃO CARAVELAS E GALEÕES - VEÍCULOS DOS DESCOBRIMENTOS

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Dhedallus
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CONSTRUÇÃO CARAVELAS E GALEÕES - VEÍCULOS DOS DESCOBRIMENTOS

#1 Mensaje por Dhedallus » Lun 30-Ene-2006 17:31

:arrow: Estou desenvolvendo esse tema porem tenho poucas informações sobre a construção dessas naus, solicitei auxílio via email à Marinha Portuguesa e não obtive resposta, ALGUÉM TEM COMO ME AJUDAR? :?: :?: :?:
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jorgesurcl
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CARABELAS...

#2 Mensaje por jorgesurcl » Lun 30-Ene-2006 19:11

Amigo Dhedallus, aquí unos enlaces que pueden servirte:

http://www.mgar.net/mar/tecnica.htm
http://nautarch.tamu.edu/shiplab/01Geor ... istory.htm

Saludos
SFChile
No sellos... No compro.

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Jose Luis Ortiz
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Construcción de Galeones.

#3 Mensaje por Jose Luis Ortiz » Lun 30-Ene-2006 19:27

¿Puedes leer español?

Si es así te recomiendo el libro de Alianza Editorial " Seis Galeones para el Rey de España" de Carla Rahn Phillips . Carla es una de las mayores especialistas en la construcción naval del Imperio español, por lo que yo sé.

Se publicó con motivo del 5º Centenario del Descubrimiento de América.

Yo lo tengo , pero el problema es que creo que está agotado.

También sé de un libro de esta misma autora: Ships and men for the Portugese " Carreira da India".

Si tienes alguna pregunta en concreto, yo trataría, en lo que pueda, de ayudarte.

Si no, tendrías que ir a una biblioteca. Sé que en Madrid , en la biblioteca Municipal del Conde Duque hay un ejemplar. Puedes también buscar en Geogle a Carla Rahn Phillips, hay mucha bibliografía y si puedes leer inglés , podrás adquirir sus libros por Internet.

Saludos

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Dhedallus
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CONSTRUÇÃO CARAVELAS E GALEÕES

#4 Mensaje por Dhedallus » Mar 31-Ene-2006 02:55

jorgesurcl
Amigo Dhedallus, aquí unos enlaces que pueden servirte:

http://www.mgar.net/mar/tecnica.htm
http://nautarch.tamu.edu/shiplab/01Geor ... istory.htm

Saludos
Já os pesquisei e obtive muitas e novas informações.
Gracias :D

Jose Luis Ortiz
¿Puedes leer español?

Si es así te recomiendo el libro de Alianza Editorial " Seis Galeones para el Rey de España" de Carla Rahn Phillips . Carla es una de las mayores especialistas en la construcción naval del Imperio español, por lo que yo sé.
...
Si tienes alguna pregunta en concreto, yo trataría, en lo que pueda, de ayudarte.
Obrigado pela indicação, consultei as Bibliotecas Brasileiras (até a Biblioteca Nacional) em seus catálogos disponiveis e não encontrei o referido livro. Não sei se porque a editora não divulgou ou não trabalhou junto às Bibliotecas e o mercado brasileiro mas realmente é desconhecido no Brasil.
O meu interesse é saber como foram construidas essas naves, a idéia original e evolução da mesma, desde seu planejamento à sua execução, as ferramentas utilizadas e criadas, quais eram as áreas disponíveis aos homens que a utilizavam, manejo e manutenção, alimentação e higiene pessoal, serviços e responsabilidades de cada um, etc...

É baseado nessas informações que pretendo densenvolver o histórico, por exemplo: a necessidade de se ter florestas com arvores adequadas ao desenho do madeirame é uma informação muito interessante pois apresenta a ídéia de que a madeira não era forçada ao formato necessário e sim procurada pela forma necessária.
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Jose Luis Ortiz
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Re: CONSTRUÇÃO CARAVELAS E GALEÕES

#5 Mensaje por Jose Luis Ortiz » Mar 31-Ene-2006 15:00

Jose Luis Ortiz
¿Puedes leer español?

Si es así te recomiendo el libro de Alianza Editorial " Seis Galeones para el Rey de España" de Carla Rahn Phillips . Carla es una de las mayores especialistas en la construcción naval del Imperio español, por lo que yo sé.
...
Si tienes alguna pregunta en concreto, yo trataría, en lo que pueda, de ayudarte.
Obrigado pela indicação, consultei as Bibliotecas Brasileiras (até a Biblioteca Nacional) em seus catálogos disponiveis e não encontrei o referido livro. Não sei se porque a editora não divulgou ou não trabalhou junto às Bibliotecas e o mercado brasileiro mas realmente é desconhecido no Brasil.
O meu interesse é saber como foram construidas essas naves, a idéia original e evolução da mesma, desde seu planejamento à sua execução, as ferramentas utilizadas e criadas, quais eram as áreas disponíveis aos homens que a utilizavam, manejo e manutenção, alimentação e higiene pessoal, serviços e responsabilidades de cada um, etc...

É baseado nessas informações que pretendo densenvolver o histórico, por exemplo: a necessidade de se ter florestas com arvores adequadas ao desenho do madeirame é uma informação muito interessante pois apresenta a ídéia de que a madeira não era forçada ao formato necessário e sim procurada pela forma necessária.[/quote]


Los astilleros se construian en lugares donde abundara la madera. Sobre todo el roble. Se necesitaba tambien maderas de cedro, ciprés y olivo. Para los palos mayores, mesana y trinquete, se utilizaban palos procedentes del norte de Europa. Era importante una cierta industria siderúrgica que facilitara las docenas de tipos de clavos , herrajes, cadenas , etc , necesarios.

La brea, aceites y resinas procedian del norte de Europa, y las lonas se importaban del occidente de Francia.

Los carpinteros de ribera aportaban sus herramientas. Hacha, sierra, tres tamaños de barrena, un martillo de orejas, una mandarria y dos escoplos.

Los calafates , un mallo, cinco tamaños de hierros de calafateado, una gubia, un magujo, un sacaestopas y tres tamaños de barrena.

El cabilador llevaba barrenas normales, barrenas de calafateado, taladros y mandarrias.

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Jose Luis Ortiz
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LIbro

#6 Mensaje por Jose Luis Ortiz » Mar 31-Ene-2006 22:29

TE adjunto una dirección donde puedes encontrar el libro.


http://www.casadellibro.com/busquedas/q ... gain=false

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Dhedallus
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Livro

#7 Mensaje por Dhedallus » Mié 1-Feb-2006 05:56

Obrigado pela indicação mas... o preço se torna proibitivo para nós brasileiros: Mais de 200 Reais, aproximadamente 80 Dolares americanos, veja a tabela apresentada pela livraria:
Imagen
Nao sei como fazer...
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Dhedallus
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TEXTO

#8 Mensaje por Dhedallus » Mié 1-Feb-2006 06:09

Los astilleros se construian en lugares donde abundara la madera. Sobre todo el roble. Se necesitaba tambien maderas de cedro, ciprés y olivo. Para los palos mayores, mesana y trinquete, se utilizaban palos procedentes del norte de Europa. Era importante una cierta industria siderúrgica que facilitara las docenas de tipos de clavos , herrajes, cadenas , etc , necesarios.

La brea, aceites y resinas procedian del norte de Europa, y las lonas se importaban del occidente de Francia.

Los carpinteros de ribera aportaban sus herramientas. Hacha, sierra, tres tamaños de barrena, un martillo de orejas, una mandarria y dos escoplos.

Los calafates , un mallo, cinco tamaños de hierros de calafateado, una gubia, un magujo, un sacaestopas y tres tamaños de barrena.

El cabilador llevaba barrenas normales, barrenas de calafateado, taladros y mandarrias.
Estou com dificuldade procurando entender seu texto, os tradutores online até dificultam mais, mas caminhamos...
(Veja a tradução que me passaram: )
Os shipyards são construian nos lugares onde a madeira abounded. Principalmente o carvalho. Era cedro de madeira também necessitado, cypress e árvore verde-oliva. Para mainmasts, mizzen e o retentor, era madeiras usadas que vêm do norte de Europa. Era importante um determinado ferro e uma indústria de aço que facilitou as dúzias dos tipos dos pregos, ironworks, correntes, etc., necessária. O piche, os óleos e as resinas procedian do norte de Europa, e as lonas foram concernidos do ao oeste de France. Os carpinteiros da costa contribuíram suas ferramentas. Axe, escala da montanha, três tamanhos da broca, um martelo das orelhas, um mandarria e dois escoplos. Calafates, mallo, cinco tamanhos dos ferros de caulkinged, uma goivadura, magujo, sacaestopas e três tamanhos da broca. O cabilador fêz exame das rotações normais, brocas de caulkinged, brocas e mandarrias.
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Jose Luis Ortiz
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Re: Livro

#9 Mensaje por Jose Luis Ortiz » Mié 1-Feb-2006 10:20

Dhedallus escribió:Obrigado pela indicação mas... o preço se torna proibitivo para nós brasileiros: Mais de 200 Reais, aproximadamente 80 Dolares americanos, veja a tabela apresentada pela livraria:
Imagen
Nao sei como fazer...

Lo mas práctico es dirigirse a la autoridad que gestione las bibliotecas mas cercanas y solicitarles que adquieran el libro. Otra solución es que esas entidades se dirijan a la embajada española en Brasil solicitando la donación de un ejemplar del libro con destino a una biblioteca pública.

De todas formas si deseas algun otro dato concreto, yo te lo facilitaré.

Saludos

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Jose Luis Ortiz
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Re: TEXTO

#10 Mensaje por Jose Luis Ortiz » Mié 1-Feb-2006 10:22

Dhedallus escribió:
Los astilleros se construian en lugares donde abundara la madera. Sobre todo el roble. Se necesitaba tambien maderas de cedro, ciprés y olivo. Para los palos mayores, mesana y trinquete, se utilizaban palos procedentes del norte de Europa. Era importante una cierta industria siderúrgica que facilitara las docenas de tipos de clavos , herrajes, cadenas , etc , necesarios.

La brea, aceites y resinas procedian del norte de Europa, y las lonas se importaban del occidente de Francia.

Los carpinteros de ribera aportaban sus herramientas. Hacha, sierra, tres tamaños de barrena, un martillo de orejas, una mandarria y dos escoplos.

Los calafates , un mallo, cinco tamaños de hierros de calafateado, una gubia, un magujo, un sacaestopas y tres tamaños de barrena.

El cabilador llevaba barrenas normales, barrenas de calafateado, taladros y mandarrias.
Estou com dificuldade procurando entender seu texto, os tradutores online até dificultam mais, mas caminhamos...
(Veja a tradução que me passaram: )
Os shipyards são construian nos lugares onde a madeira abounded. Principalmente o carvalho. Era cedro de madeira também necessitado, cypress e árvore verde-oliva. Para mainmasts, mizzen e o retentor, era madeiras usadas que vêm do norte de Europa. Era importante um determinado ferro e uma indústria de aço que facilitou as dúzias dos tipos dos pregos, ironworks, correntes, etc., necessária. O piche, os óleos e as resinas procedian do norte de Europa, e as lonas foram concernidos do ao oeste de France. Os carpinteiros da costa contribuíram suas ferramentas. Axe, escala da montanha, três tamanhos da broca, um martelo das orelhas, um mandarria e dois escoplos. Calafates, mallo, cinco tamanhos dos ferros de caulkinged, uma goivadura, magujo, sacaestopas e três tamanhos da broca. O cabilador fêz exame das rotações normais, brocas de caulkinged, brocas e mandarrias.

Quizás algún amigo portugues de los que caminan por el Foro, te pueda ayudar en la traducción. Yo no conozco el portugues , y bien lo siento. Saludos


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